Fiocruz confirma ataque cibernético em Farmanguinhos

Mundo Farma

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou que o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) foi alvo de um ataque cibernético em 19 de agosto, resultando na indisponibilidade de alguns de seus serviços desde então. Farmanguinhos é uma unidade de pesquisa localizada em Jacarepaguá, responsável pela produção e distribuição de medicamentos para uso humano ao Ministério da Saúde.

A Fiocruz anunciou que está trabalhando com equipes especializadas para lidar com o incidente e restabelecer as operações o mais rapidamente possível. As informações sobre um possível ciberataque à organização de imunobiologia começaram a circular na semana passada, com o grupo de ransomware NoEscape assumindo a responsabilidade pelo ataque.

De acordo com o grupo, os cibercriminosos obtiveram acesso às informações por meio da invasão e criptografia dos servidores centrais da organização, supostamente obtendo acesso a mais de 500GB de dados sensíveis da empresa e de seus usuários. Isso incluiu backups, bancos de dados, projetos internos, certificações, documentos legais, registros financeiros e informações pessoais.

Embora a nota da Fiocruz não tenha abordado diretamente as alegações feitas pelo grupo, ela reafirmou que a Coordenação-Geral de Gestão de Tecnologia da Informação (Cogetic) e a Equipe de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes da Fiocruz estão trabalhando em conjunto para apoiar a área de Tecnologia da Informação de Farmanguinhos na restauração dos serviços de TI com segurança e confiabilidade. A Fiocruz está tomando medidas para lidar com as consequências do ataque cibernético e proteger seus dados e operações.

Referências:

Fundação Oswaldo Cruz

Imagem: Farma Network

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *