O mercado de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) deve atingir USD 346,4 bilhões até 2032, de acordo com a pesquisa da DataHorizzon Research. O tamanho do mercado de IFA foi avaliado em USD 151,2 bilhões em 2022, e a previsão é que alcance USD 346,4 bilhões até 2032, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 8,7%.
Os IFAs são derivados de várias fontes, incluindo síntese química, fontes naturais como plantas e microorganismos, e processos biotecnológicos. Com o aumento de doenças crônicas como câncer, diabetes, DPOC, hepatite, asma e artrite, a demanda por IFAs vem aumentando para atender a necessidade de fabricação de medicamentos.
A expansão das empresas fabricantes de IFAs é um resultado direto da perda de patente de muitas moléculas que passaram a ser usadas para a fabricação de medicamentos genéricos. Com o aumento da população geriátrica global, há também o aumento da demanda por medicamentos devido ao maior risco de infecções e doenças relacionadas à idade.
O mercado de insumos farmacêuticos ativos também é impulsionado pelo aumento nos gastos per capita com saúde e pela maior conscientização sobre diagnóstico e tratamento em países em desenvolvimento.
Os IFAs também são úteis para tratar doenças raras, e a demanda por IFAs especializados para esses medicamentos estão em crescimento. O vencimento de patentes e direitos de propriedade intelectual para biológicos, na próxima década, irá catalisar a procura por medicamentos farmacêuticos para tratamento de novas doenças, impulsionando ainda mais o mercado de IFAs.
Referências
DataHorizzon Research