A Pfizer tem sido destaque nas notícias recentemente devido à sua campanha para economizar US$ 4 bilhões em custos anuais até o final deste ano. Agora, a empresa revelou uma nova iniciativa de corte de custos que se estenderá por um período mais longo.
Em um comunicado à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) nesta quarta-feira, a Pfizer apresentou um “programa de vários anos” para reduzir seus custos de bens vendidos. A primeira fase do programa deverá gerar economias de aproximadamente US$ 1,5 bilhão até o final de 2027, com parte dessas economias começando a ser realizadas em 2025, conforme informou a empresa.
Detalhes da Primeira Fase
A Pfizer espera registrar despesas de cerca de US$ 1,7 bilhão para a primeira fase do programa, a maior parte delas ainda este ano. O plano inclui “eficiências operacionais, mudanças na estrutura da rede e melhorias no portfólio de produtos”, segundo a Pfizer.
Este programa é separado do “programa de realinhamento de custos em toda a empresa” de vários bilhões de dólares que a empresa anunciou no ano passado. Em outubro de 2023, a Pfizer afirmou que cortaria US$ 3,5 bilhões em custos até o final de 2024. Dois meses depois, a empresa acrescentou US$ 500 milhões a esse total, elevando os cortes planejados para US$ 4 bilhões.
Contexto e Impactos
A campanha de redução de custos de 2023 da Pfizer foi lançada em meio a uma queda acentuada na demanda por suas vacinas e antivirais contra a COVID-19. No ano passado, Comirnaty e Paxlovid, da Pfizer, geraram um total combinado de US$ 12,5 bilhões em vendas globais, uma queda de 78% em relação a 2022.
Os esforços de redução de custos da Pfizer afetaram suas operações em diversos locais, incluindo Connecticut, Nova Jersey, Michigan, Califórnia, Reino Unido, Irlanda e outros.
Aquisição da Seagen
Paralelamente, a Pfizer recentemente incorporou a equipe da Seagen através da compra da especialista em oncologia por US$ 43 bilhões, concluída em dezembro. Como parte da integração da empresa sediada em Seattle, a Pfizer decidiu não prosseguir com um projeto de fabricação da Seagen e reduziu parte do quadro de funcionários da antiga Seagen na Europa.
Com a Seagen, a Pfizer agora planeja lançar pelo menos oito medicamentos oncológicos de grande sucesso até 2030. Segundo os executivos, a estratégia atual da Pfizer em oncologia focará seus esforços em câncer de mama, cânceres geniturinários, cânceres sanguíneos e cânceres toráxicos.