A Roche paga mais de $7 bilhões para entrar no mercado de doenças intestinais

Mundo Farma

A Roche concordou em pagar à Roivant e à Pfizer US $7,1 bilhões adiantados pelos direitos de uma molécula para tratamento de doenças intestinais que está prestes a entrar na fase 3 de estudos clínicos.

O acordo dará à Roche os direitos ao anticorpo anti-TL1A RVT-3101 nos Estados Unidos e no Japão. Um frenesi alimentar se formou em torno do TL1A, à medida que a divulgação de dados da fase 2 sobre o RVT-3101 e MK-7240, um candidato rival que a Merck adquiriu neste ano, mostrou que essa proteína pode melhorar os resultados de algumas patologias, incluindo a colite ulcerosa.

A Roche assegurou um lugar na frente nesta corrida adquirindo a Telavant, uma empresa de biotecnologia criada pela Roivant e Pfizer para avançar com o candidato nos Estados Unidos e no Japão. A Roivant detém 75% da Telavant, com a Pfizer detendo os restantes 25% e os direitos do RVT-3101 no resto do mundo.

O acordo representa uma vitória rápida para a Roivant, que se associou à Pfizer no programa há 11 meses. Para a Roche, comprar a Telavant lhe dá a chance de competir de igual para igual com a Merck por uma oportunidade de blockbuster. Os desenvolvedores do anti-TL1A estão inicialmente focando na colite ulcerosa, uma indicação em que o RVT-3101 está pronto para os estudos de fase 3, mas também têm seus olhos voltados para a doença de Crohn e outras condições.

“Acreditamos firmemente que este novo anticorpo direcionado ao TL1A tem o potencial de transformação para fazer uma diferença significativa para os pacientes que sofrem de doenças intestinais inflamatórias e potencialmente outras doenças”, disse o CEO da Roche, Thomas Schinecker, Ph.D., em comunicado.

Referências

Roche/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *