Para implantar um novo centro de pesquisa para o desenvolvimento de medicamentos, a Althaia S.A. Indústria Farmacêutica vai contar com financiamento de R$ 70 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Apoiado integralmente através do Programa BNDES Mais Inovação, o projeto ampliará em cinco vezes a área dedicada às atividades de pesquisa e inovação da empresa, localizada em Atibaia (SP).
Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a resiliência do complexo industrial da saúde é uma das missões definidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial: “É prioridade do governo do Presidente Lula ampliar o acesso à saúde e reduzir a vulnerabilidade do Sistema Único de Saúde. Vamos perseguir esse objetivo com o Plano Mais Produção.”
Com o investimento no novo centro, a empresa pretende aplicar novas tecnologias de processo e desenvolvimento, agregando produtos de maior complexidade e maior retorno ao seu portifólio. O centro contará com uma planta piloto para fabricação de lotes de baixo volume, a serem utilizados no processo de desenvolvimento, com menor comprometimento de capital e sem interferir na produção já existente de lotes comerciais.
“O projeto integra a estratégia de desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde da Nova Indústria Brasil, que tem como objetivo fortalecer a indústria nacional de fármacos e insumos”, explicou José Luis Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES.
Althaia – A Althaia S.A. Indústria Farmacêutica é uma empresa de capital nacional e desde 2010 se dedica à produção de medicamentos para uso humano. Desde o primeiro financiamento do BNDES à empresa, em 2012, também voltado para pesquisa e desenvolvimento, a Althaia vem ampliando seu portifólio de medicamentos, sempre investindo amplamente em inovação.
Referências
Agência BNDES de Notícias