Antiviral Contra Dengue em Fase de Estudos

Mundo Farma

O renomado cientista norte-americano, Jeffrey Glenn, da Universidade de Stanford, trouxe sua expertise em virologia molecular para uma parceria com a Pioneer Science e o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR). Durante sua estadia no Brasil, de 14 a 17 de março, o respeitado gastroenterologista e virologista molecular visitou o Rio de Janeiro e São Paulo, tendo a oportunidade de interagir com cientistas locais e explorar os avanços nas pesquisas realizadas nos laboratórios do IDOR em ambas as cidades.

Como líder de pesquisa em virologia molecular em Stanford, Glenn dedica-se à busca por terapias antivirais inovadoras e ao estudo de mecanismos virais, como o HDV (hepatite D) e a influenza. Sua visita à Pioneer Science tem como objetivo fortalecer os laços de colaboração internacional, trazendo sua vasta experiência para contribuir com projetos científicos no Brasil.

“A parceria entre a iniciativa Pioneer Science, o IDOR e a Universidade de Stanford, iniciada em 2022, é um passo importante na promoção da excelência em pesquisa científica e na busca por soluções inovadoras para os desafios de saúde global”, afirma Jorge Moll Neto, médico, neurocientista e fundador da PS. “Os esforços em virologia são de grande importância, especialmente considerando o contexto atual, no qual o Brasil enfrenta uma epidemia de dengue.”

Segundo Glenn, a pesquisa para o desenvolvimento de medicamentos antivirais ganhou um novo fôlego com a pandemia da Covid. No entanto, o arrefecimento da urgência acompanhou a redução dos investimentos e agora, a aposta dos pesquisadores é em medicamentos que possam tratar mais de um vírus ao mesmo tempo.

Seu novo projeto para desenvolvimento de antivirais contra arbovírus teve bons resultados nos testes em células, em laboratório, e também nos testes de tolerabilidade, e deve partir para a fase de testes em animais em abril, em uma fase pré-clínica, em provável parceria com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). A previsão é que os primeiros resultados sejam obtidos até o início do segundo semestre do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *