Em reunião realizada nesta quarta-feira (8/11) na capital argentina, Buenos Aires, a Anvisa e a Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologias Médicas (ANMAT) assinaram o “Acordo sobre Reconhecimento Mútuo de Certificados de Livre Venda e Certidões para País Estrangeiro para Dispositivos Médicos de Classes de Risco I e II e Dispositivos Médicos para Diagnóstico In Vitro de Classes de Risco A e B”.
Segundo a Anvisa, o acordo representa um avanço na cooperação e na convergência entre as autoridades reguladoras do Brasil e da Argentina, além de oportunizar o aumento do comércio bilateral de dispositivos médicos de menor risco, ao simplificar os procedimentos junto às autoridades sanitárias.
O administrador nacional da ANMAT, Manuel Limeres, saudou a densidade da relação que ambas as agências conseguiram construir e o trabalho das equipes técnicas que permitiu o acordo. Por sua vez, o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, destacou a importância de fortalecer o relacionamento com a Argentina em termos de saúde e afirmou que “esse é um passo muito importante de muitos que virão”.
Após a reunião, as autoridades deslocaram-se à Embaixada do Brasil em Buenos Aires, onde foi realizada uma reunião informativa com os representantes das diferentes associações de dispositivos médicos dos dois países, quando as agências apresentaram o acordo aos representantes do setor e destacaram sua importância para os dois países e para o crescimento desse segmento.
Referências:
ANVISA: https://www.gov.br/anvisa
Imagem: FarmaNetwork