A Anvisa publicou o Guia 74 versão 1, de 4 de outubro de 2024, sobre a elaboração de monografias para o Formulário de Fitoterápicos. O documento está aberto para contribuições até 7 de abril de 2025.
O guia sobre a elaboração de monografias para o Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira (FFFB) apresenta as melhores práticas em diretrizes e requisitos de elegibilidade para a inclusão de monografias no compêndio, bem como um roteiro detalhado para a sua elaboração.
O documento foi elaborado considerando a experiência acumulada na elaboração de monografias para o FFFB e o contexto de aplicação do Formulário para o procedimento simplificado de obtenção da autorização para a comercialização (notificação) e oficialização de formulações para manipulação em farmácias vivas e magistrais.
A expectativa é de que o documento, ao propiciar transparência aos procedimentos envolvidos no processo de elaboração desse tipo de monografia, possa estimular o desenvolvimento do setor.
O prazo para contribuições teve início no último dia 10/10 e vai até 7/4/2025.
Acesse aqui o formulário para contribuições.
Saiba mais
O Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira é um compêndio farmacopeico constituído de formulações fitoterápicas oficinais ou farmacopeicas. Ele é composto por monografias, organizadas por espécie vegetal (e droga vegetal), nas quais estão descritos, obrigatoriamente, o modo de preparo das fórmulas, a sua indicação, o modo de usar e as principais advertências relacionadas.
A 2ª edição do Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira contém 85 monografias, que contemplam 85 espécies, com um total de 236 formulações.
Referências:
ANVISA: https://www.gov.br/anvisa