Em 12 de setembro de 2023, autoridades locais de saúde na França identificaram 10 casos suspeitos de botulismo. Até 14 de setembro de 2023, foram notificados um total de 15 casos de suspeita de botulismo, incluindo uma morte, relatados em Bordeaux e Ile-de-France.
Dos 15 casos, 10 foram hospitalizados, com oito pacientes admitidos em uma Unidade de Terapia Intensiva. Quatorze dos 15 casos são de cidadãos estrangeiros identificados em seis países, além da França. Isso inclui Canadá, Alemanha, Grécia, Irlanda, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e Estados Unidos. Todos os casos suspeitos consumiram o mesmo produto (sardinhas em conserva) em datas diferentes no mesmo restaurante em Bordeaux durante a semana de 4 a 10 de setembro de 2023. As investigações epidemiológicas indicaram que a fonte de infecção foi o consumo das sardinhas em conserva caseira que foram produzidas pelo próprio restaurante.
Epidemiologia do Botulismo
O botulismo é uma condição neurológica grave causada por uma toxina muito potente produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Desenvolve-se principalmente em alimentos mal preservados. O botulismo humano pode se referir ao botulismo transmitido por alimentos, botulismo infantil, botulismo de feridas, botulismo por inalação ou outros tipos de intoxicação.
O botulismo transmitido por alimentos é uma doença grave e potencialmente fatal. É uma intoxicação causada pela ingestão de neurotoxinas potentes (toxinas botulínicas) formadas em alimentos contaminados.
As manifestações ou sintomas da intoxicação podem variar e são caracterizadas por paralisia flácida descendente que pode causar insuficiência respiratória. Os primeiros sintomas incluem fadiga marcante, fraqueza e vertigem, geralmente seguidos de visão turva, boca seca e dificuldade em engolir e falar. Vômitos, diarreia, prisão de ventre e inchaço abdominal também podem ocorrer. A doença pode progredir para fraqueza no pescoço e braços, após o que os músculos respiratórios e os músculos da parte inferior do corpo são afetados. Não há febre e não há perda de consciência. Os sintomas geralmente aparecem de várias horas até 8 dias após o consumo de alimentos contaminados.
Embora os surtos de botulismo sejam relativamente raros, eles são considerados emergências de saúde pública que exigem reconhecimento rápido para identificar a fonte da doença, distinguir entre tipos de surtos (naturais, acidentais ou deliberados), prevenir casos adicionais e administrar tratamento eficaz aos pacientes afetados. O tratamento bem-sucedido depende significativamente do diagnóstico precoce e da administração rápida do antitoxina botulínica e cuidados respiratórios intensivos.
A incidência do botulismo é baixa, mas a taxa de mortalidade é alta se o diagnóstico precoce e o tratamento imediato e apropriado não forem fornecidos. A doença pode ser fatal entre 5% a 10% dos casos.
Resposta de Saúde Pública
Em 11 de setembro, amostras de alimentos e soro foram enviadas ao Centro Nacional de Referência para Bactérias Anaeróbias e Botulismo da França, Instituto Pasteur, Paris, e a toxina botulínica foi confirmada nas amostras de soro e em uma amostra das sardinhas em 14 de setembro de 2023. As autoridades de saúde locais inspecionaram o restaurante e todos os produtos preparados pelo restaurante foram recolhidos.
Em 13 de setembro, as autoridades de saúde locais realizaram uma coletiva de imprensa e informaram os profissionais de saúde locais. As autoridades de saúde nacionais emitiram conselhos de comunicação de risco para sensibilizar os profissionais de saúde sobre a sintomatologia e o tratamento. As informações sobre casos relatados entre cidadãos de países estrangeiros foram compartilhadas com as autoridades de saúde desses países.
Avaliação de Risco da OMS
Investigações locais identificaram aproximadamente 25 pessoas por meio de recibos de cartão de crédito que provavelmente consumiram as sardinhas contaminadas. A exposição das pessoas ao alimento contaminado ocorreu em nível local e medidas foram implementadas para eliminar a fonte de infecção, incluindo a remoção do alimento suspeito.
No entanto, devido ao período de incubação variável do botulismo – até oito dias – e ao fato de que nem todos os clientes do restaurante em Bordeaux podem ter sido identificados, apesar dos esforços, é possível que ocorram mais casos relacionados a este evento. Esse surto ocorreu ao mesmo tempo que a Copa do Mundo de Rugby, realizado no país.
Referências
Organização Mundial da Saúde
Imagem: FarmaNetwork