A Anvisa concedeu a aprovação do Cosentyx® (secuquinumabe) para o tratamento da hidradenite supurativa (HS). Este medicamento já estava aprovado para o tratamento de outras doenças autoimunes.
O Cosentyx (secuquinumabe) é indicado para o tratamento de algumas doenças como psoríase, artrite, espondilite e hidradenite. É um medicamento biológico que reduz a inflamação beneficiando pacientes que sofrem de algumas doenças auto imunes.
No caso específico da HS, estudos clínicos confirmam que o Cosentyx contribuiu para a redução dos abcessos e nódulos decorrentes da patologia. Seu uso para tratamento da HS já havia sido aprovado por outras agências reguladoras como a EMA (European Medicine Agency).
O secuquinumabe é um anticorpo monoclonal desenvolvido para se ligar a interleucina-17A, que está envolvida na inflamação e em outros processos do sistema imunológico que desencadeiam a psoríase, artrite psoriática, espondiloartrite axial e hidradenite supurativa. Ao se liga à interleucina-17A, o secuquinumabe bloqueia a sua ação e reduz a atividade do sistema imunológico, reduzindo os sintomas da doença. No caso específico da HS, o Cosentyx ajuda a reduzir os abscessos, nódulos e fístulas decorrentes da condição autoimune.
A HS é uma doença de pele crônica e inflamatória, também conhecida como acne inversa. Ela afeta, principalmente, as áreas do corpo onde existe pele sobre pele, como as axilas, a virilha, as nádegas e os seios. Sua principal característica é o aparecimento de nódulos dolorosos, abcessos, cicatrizes e tratos fistulosos nessas regiões.
A HS não tem uma causa completamente conhecida. Acredita-se que fatores como genética, alterações hormonais, excesso de peso, fumo e alguns medicamentos possam aumentar o risco de desenvolver a HS.
A aprovação regulatória dessa nova indicação terapêutica traz esperança para milhares de pacientes que sofrem da doença.
Referências
gov.br/imprensanacional/pt-br
Novartis