Um novo acordo de parceria entre o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) e a farmacêutica alemã Boehringer Ingelheim está prestes a transformar o cenário do tratamento de diabetes mellitus tipo 2 e insuficiência cardíaca no Brasil. O foco dessa colaboração estratégica é a submissão e obtenção de registro para um produto genérico do Jardiance®, conhecido como empagliflozina de 10 mg e 25 mg, na Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
O Jardiance® é uma ferramenta crucial para o controle glicêmico em adultos com diabetes tipo 2 e tem demonstrado eficácia na redução do risco de morte cardiovascular e hospitalização por insuficiência cardíaca. Este acordo marca um avanço significativo no sentido de ampliar o acesso a tratamentos essenciais no Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando a população brasileira.
O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, expressou entusiasmo com esse projeto, ressaltando seu potencial para impactar positivamente o cenário das doenças cardíacas e metabólicas. Andrea Sambati, presidente da Boehringer Ingelheim Brasil, também enfatizou o compromisso da empresa em facilitar o acesso à saúde e fortalecer o Complexo Econômico-Industrial da Saúde no Brasil.
Essa parceria estratégica não é novidade entre as duas instituições. Em 2011, elas firmaram um acordo para produção nacional do dicloridrato de pramipexol, utilizado no tratamento da doença de Parkinson. O sucesso dessa iniciativa levou ao fornecimento de milhões de unidades do medicamento ao SUS em 2023.
O diabetes mellitus é uma condição de saúde globalmente prevalente, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, 15,7 milhões de adultos convivem com essa condição, e a maioria enfrenta desafios para manter níveis glicêmicos adequados. A insuficiência cardíaca, por sua vez, é uma condição grave e progressiva, sendo a principal causa de internações hospitalares em pessoas com mais de 60 anos no Brasil.
Diante desse cenário desafiador, a parceria entre Fiocruz e Boehringer Ingelheim representa um passo significativo em direção à melhoria da qualidade de vida e saúde da população brasileira. O compromisso com a produção nacional de medicamentos de alta qualidade e acessíveis é fundamental para enfrentar os desafios de saúde pública e promover um futuro mais saudável e sustentável para todos.
Referências
Fiocruz
A duplicação da produção da vacina contra Febre Anarela e uma consequência direta do trabalho de Doutorado da pesquisadora Caroline Ramirez feito no Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saude INCQS da Fiocruz sob a minha orientação. Presentemente esta trabalhando no Canadá. As descobertas da Dra. CAROLINE precisam ser reconhecidas!