Nitrosaminas: Categorização de Potencial Carcinogênico segundo a EMA

Boas Práticas Controle de Qualidade

As N-Nitrosaminas são uma classe de mutagênicos de ação indireta, uma vez que sua degradação metabólica leva à formação do íon diazônio DNA-alquilante. Após a identificação in silico de milhares de nitrosaminas que podem potencialmente ser derivadas de medicamentos e de suas impurezas, os cientistas reanalisaram esse conjunto de dados para aplicar a Abordagem de Categorização de Potencial Carcinogênico (CPCA) da Agência de Medicamentos Europeia (EMA), introduzida com a 16ª revisão do documento de Perguntas e Respostas da EMA.

Os pesquisadores descobriram que a maioria das potenciais nitrosaminas derivadas de precursores de aminas secundárias pertence às categorias de potência 4 e 5, correspondendo a uma ingestão diária aceitável de 1500 ng. Ao mesmo tempo, as nitrosaminas de precursores de aminas terciárias se distribuem de forma mais uniforme entre todas as categorias, resultando em um número substancial de estruturas que são designadas para as ingestões aceitáveis mais desafiadoras de 18 ng/dia e 100 ng/dia para as categorias de potência 1 e 2, respectivamente.

Os cientistas também discutem no artigo sobre o risco de nitrosaminas provenientes de amina secundária de impurezas de IFA, demonstrando que, com base no limiar de identificação do ICH Q3A/B, podem existir impurezas desconhecidas que poderiam ser transformadas em quantidades relevantes de nitrosamina.

Referências

Link para o artigo: https://jpharmsci.org/article/S0022-3549(23)00410-0/fulltext

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *