A Novartis confirmou seus planos para a completa cisão da Sandoz, seu negócio de genéricos e biossimilares, após a aprovação dos acionistas.
As novas ações do Grupo Sandoz e os recibos de depósito americanos (ADRs) começarão a ser negociados em bolsa a partir de 4 de outubro de 2023. Essa decisão segue o anúncio da empresa em agosto de 2022 de separar o negócio da Sandoz e estabelecer uma empresa independente.
A cisão será concluída com a distribuição de ações e ADRs da Sandoz em uma proporção de 1:5 para os acionistas e detentores de ADR da Novartis, respectivamente. A Novartis informou em comunicado à imprensa: “A conclusão da cisão proposta está sujeita ao cumprimento de certas condições, incluindo a ausência de evento fora do controle da Novartis que impeça a cisão e a ausência de mudança adversa material. Não há garantia quanto ao cronograma final da transação proposta ou que a transação será concluída”.
No Brasil ambas companhias trabalham para concluir o processo de cisão, incluindo a separação da operação de suas plantas de manufatura na cidade de Cambé no Paraná e mudança da sede administrativa que era compartilhada pelas duas empresas na cidade de São Paulo.
Referências
Novartis
Sandoz