Os pacientes do Reino Unido com alopecia areata severa poderão a partir de agora ter acesso ao inibidor enzimático da Pfizer, o Litfulo (ritlecitinibe), para ajudar no tratamento de sua condição.
A Agência Regulatória de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido (MHRA) autorizou o uso do Litfulo para o tratamento da alopecia areata severa em pacientes com 12 anos ou mais. Litfulo é um medicamento em cápsulas recomendado para ser tomado diariamente em dose oral de 50 mg.
O ingrediente ativo do Litfulo, o ritlecitinibe, é um inibidor enzimático. Ele age de forma irreversível e seletivamente inibe a Janus quinase 3 (JAK3) e a família de tirosina quinases (TEC), bloqueando a sinalização de citocinas gama-comuns e reduzindo a atividade citolítica de células NK e CD8+. Isso diminui a atividade de partes do sistema imunológico envolvidas na inflamação dos folículos capilares que causa a perda de cabelo em pessoas com alopecia areata.
Os efeitos colaterais mais comuns do Litfulo incluem dor de cabeça, diarreia, tontura, acne, erupção cutânea, inflamação dos folículos capilares que pode causar coceira ou dor.
Aprovação Regulatória em Outros Países
A aprovação do Litfulo no Reino Unido pela MHRA ocorre após a aprovação das agências europeia (EMA) e americana (FDA) em setembro e julho de 2023, respectivamente. Esse medicamento ainda não está aprovado pela Anvisa.
A aprovação da EMA do Litfulo foi baseada no programa de testes clínicos ALLEGRO, que incluiu o estudo de Fase IIb/III (NCT03732807), que inscreveu 718 pacientes com perda de cabelo no couro cabeludo de 50% ou mais, conforme medido pela Ferramenta de Gravidade da Alopecia (SALT) em 118 locais de 18 países. Resultados deste estudo mostraram que 13,4% de adultos e adolescentes apresentaram cobertura de cabelo no couro cabeludo de 90% ou mais (SALT ≤10) após 24 semanas de tratamento com 50 mg de Litfulo, em comparação com 1,5% com placebo.
Angela Hwang, Diretora Comercial Chefe, Presidente da área de Negócios Biofarmacêuticos Globais da Pfizer, saudou a aprovação do Litfulo como uma etapa importante, observando que: “Anteriormente, não havia opções de tratamento aprovadas pela Comissão Europeia para adolescentes com alopecia areata severa.”
A alopecia areata é uma doença em que o próprio sistema imunológico do corpo ataca os folículos capilares, causando inflamação que leva à perda de cabelo no couro cabeludo, rosto e/ou outras partes do corpo. Afetando aproximadamente 2% da população em algum momento de suas vidas, a alopecia areata pode afetar pessoas de qualquer idade, gênero, raça ou etnia e pode causar um grande impacto além da perda de cabelo.
Referências
Pfizer/Divulgação