A mais recente edição do Anuário Estatístico do Mercado Farmacêutico trouxe interessantes informações sobre o cenário farmacêutico em 2022, revelando informações sobre o faturamento dos diversos Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA) no Brasil. Em meio a essas análises, destaca-se o Ustequinumabe, consolidando sua posição como o IFA de maior faturamento no último ano.
O protagonismo do Ustequinumabe foi seguido pelo Cloreto de Sódio e pela associação CEPA INFLUENZA TIPO B; Cepa influenza tipo A (H1N1); Cepa influenza tipo A (H3N2), estes últimos também conquistando faturamentos substanciais que ultrapassaram a marca de R$ 500 milhões. Esses dados robustos evidenciam a relevância intrínseca desses compostos tanto no âmbito da saúde pública quanto na economia nacional.
O Ustequinumabe é o IFA do medicamento Stelara®, um medicamento imunossupressor cujo registro pertence à Janssen-Cilag Farmacêutica LTDA desde 2009.
Indicações aprovadas do Ustequinumabe
Psoríase em Placa
Stelara® é indicado no tratamento da psoríase em placa, moderada a grave, para pacientes de 6 a 17 anos ou adultos que não responderam, ou que têm uma contraindicação, ou que são intolerantes a outras terapêuticas sistêmicas, incluindo ciclosporina, metotrexato e radiação ultravioleta A associada à administração de psoraleno (PUVA).
Artrite Psoriásica
Stelara®, isolado ou em combinação com metotrexato, é indicado para o tratamento da artrite psoriásica ativa em pacientes adultos, quando a resposta ao tratamento com drogas antirreumáticas modificadoras da doença (DMARD) foi inadequada.
Doença de Crohn
Stelara® é indicado para o tratamento de pacientes adultos com doença de Crohn ativa de moderada a grave, que tiveram uma resposta inadequada, perda de resposta ou que foram intolerantes à terapia convencional ou ao anti-TNF-alfa ou que tem contraindicações para tais terapias.
Colite Ulcerativa
Stelara® é indicado para o tratamento de pacientes adultos com Colite Ulcerativa ativa moderada a grave, que tiveram uma resposta inadequada, perda de resposta ou que foram intolerantes à terapia convencional ou à terapia com medicamentos biológicos ou que têm contraindicações para tais terapias.
A presença destacada do Ustequinumabe no auge do faturamento em 2022 ressalta, de maneira inequívoca, a crescente demanda por tratamentos de vanguarda, bem como o empenho da Indústria na busca por aprimorar a qualidade de vida dos que enfrentam condições debilitantes. A maior participação dos medicamentos biológicos no faturamento total do mercado farmacêutico brasileiro é uma tendência muito provável para os próximos anos.
Referências
ANVISA: https://www.gov.br/anvisa
Imagem: https://doi.org/10.1016/j.jmb.2010.07.046 e Janssen-Cilag, adaptado por Farma Network